ETAPA IDEA MARKETING | KGV – JAN. 2020 – OKL

Inicio de temporada OsKarteiro, etapa Idea, os pilotos estavam com o nível de ansiedade no 10, tanto que o horario de Check-in era as 15:00 e 14:30 a KGV já estava lotada de pilotos OsKarteiro, mais uma vez tivemos a narração de nosso amigo Tom Silva do Kart Amador SP , você pode assistir como foi aqui abaixo:

A corrida da OKL foi emocionante

Desta vez este que vos escreve tem o prazer de compartilhar a visão do que foi a corrida com o nosso campeão da Master de 2019 Filipe Paro. Confira nosso bate papo abaixo e saiba um pouco melhor o que foi a corrida.

Cássio: Fala Paro tudo bem? E ai que corrida esta da light hein? Grid cheio 35 pilotos, se não me engano foi o recorde nos OsKarteiro, fato a confirmar com a cabeça máxima do grupo, não estou falando do Rosa, estou falando do PPT.

Paro: Olá Cássio, tudo ótimo! É um prazer poder contar contigo um pouco da história da corrida da categoria Light, que mais do que nunca é a melhor porta de entrada para os pilotos. Estamos no seu terceiro ano e, a julgar pela primeira etapa e seus 35 pilotos (divididos em 6 equipes), será o melhor ano sem sombra de dúvidas.

Como esta é a nossa categoria de entrada, vou procurar sempre incluir alguma informação técnica sobre o traçado escolhido pela diretoria – novidade neste ano e somente informado no momento do Briefing e outros temas relevantes à etapa.

TRAÇADO

O traçado escolhido para esta etapa (tanto para a categoria Light quanto para a Master) foi o 113:

Este traçado possui 865m de extensão, nível Expert conforme classificação do Kartódromo e é aberto apenas para campeonatos.

Ponto de menor dificuldade: curvas 1 e 2, que nos Rental Karts padrão podem ser feitas de "pé cravado" - mas que não deixam de ser uma ótima experiência.

Ponto de maior dificuldade: curva 10, chamada de "negativa", cujo ponto de frenagem é em descida à esquerda, com uma guinada de direção agressiva (já subindo), dando entrada à reta principal. Este ponto é muito importante, pois a saída da curva permite o aproveitamento total da potência do kart até a curva 4, ou seja, quase meia pista de aceleração plena.

Kart Ideal: Alta velocidade final, retomada pelo menos mediana e grip pelo menos mediano.

Tempos de Volta: neste traçado, os tempos de volta oscilaram entre 50 e 52 segundos para a maioria dos pilotos, média de mais de 60 km/h!

Clima: Como sempre imprevisível, a Granja Viana proporcionou temperaturas amenas, céu cinzento, garoa bem leve (imperceptível na prática) e piso seco durante todas as atividades.

E, partindo para o que interessa, conte-nos como foi o Qualify, Cássio.

Cássio: Neste qualify tive o privilégio de assistir da torre, aonde acompanhei o Tom, na primeira metade da prova, com uma visão de toda pista, parecia um formigueiro de tantos karts que haviam na pista e como você disse neste traçado expert, era muito difícil alguém fazer uma volta limpa, sem ninguém estar rodado na negativa, detalhe que isso aconteceu na Master também, haja vista que a maioria absoluta dos pilotos nunca haviam andado neste traçado, eu que estou no meu sexto ano de OsKarteiro e corro também outros campeonatos nunca havia andado nele. Este ano entraram varios novos pilotos e a pole position ficou com um deles , foi Ailton Ribeiro da Zebralarem com o tempo de 51:141. Vocês podem checar como foi no pdf abaixo.

Paro: Pois é, Cássio, tivemos a Pole Position do piloto que entrou aos 49 do segundo tempo e marcou um golaço de placa logo no primeiro Qualy do ano. Importante ressaltarmos os desempenhos dos novatos, que dominaram o grid de largada nas primeiras posições.

A corrida iniciou-se com largada parada próximo à curva 1, e não nos colchetes, como medida de segurança que é sempre prioridade no OsKarteiro, ainda mais com tantos novatos no grid.

Ailton Ribeiro liderou o pelotão, seguido do duo Jeguar formado pelo experiente Ronaldo Lacerda e Denis Portilho em sua cola. Logo ao final da primeira volta, Denis já mostrava o que seria sua corrida: com arrojo, ultrapassou Ronaldo e rumou em direção à Ailton. Enquanto isso, no pelotão intermediário tinha piloto em marcha ré na entrada do miolo e, incrivelmente, todos passaram ilesos pela negativa, na volta #1. Neste momento, Fábio PL (RedBurros - Wisdomtech), experiente piloto que adentrou na corrida de última hora, já estava na 18ª posição após largar em último (34º).

Fernando Franchesci caía da segunda posição na grelha para a oitava posição na segunda volta. Certamente não era o esperado para a promessa da (RedBurros - Wisdomtech) e seu chefe de equipe Caio Terra.

Destaque para o início de corrida dos pilotos Rodrigo César (Ferradis) e Rodrigo Vilela (Jeguar), transferido lateralmente da Master para a Light por conta de faltas em 2019. Ambos galgando posições focando no TOP 5 da corrida.

Com 10 voltas, Denis liderava, seguido de Ailton e Ronaldo, com Flávio Simonato (Ferrault - Idea) em sua cola. Em 10 voltas, a liderança foi alternada por diversas vezes, tornando o final de prova imprevisível. A melhor volta era de Denis Portilho, com o tempo de 50:382. Destaque para José Francisco (Ruimlliams), o Fran, que já figurava o TOP 5, após largar em oitavo.

A troca de posições continuou volta à volta até a volta final, que foi aberta com o seguinte posicionamento no TOP 5: Denis Portilho, Ailton Ribeiro - ambos lado a lado na reta! - , Flávio Simonato, Ronaldo Lacerda e José Francisco.

Volta Final: Ailton aproveita brecha de Denis na curva 1 e ultrapassa por dentro, mantendo a liderança até a reta oposta, com Denis em sua cola. Ao ultrapassar o retardatário não percebeu a presença do oponente posicionado ao seu lado esquerdo. Tentando se defender, atrasou a freada na negativa e, somado ao fato de ver um kart rodado na saída da curva, perdeu o controle de seu kart e rodou, deixando a vitória para Denis Portilho.

Após este final emocionante, as posições finais (TOP 10) foram:

  1. Denis Portilho - Jeguar
  2. Flávio Simonato - Ferrault Idea
  3. Ronaldo Lacerda - Jeguar
  4. Ailton Ribeiro - Zebralaren
  5. José Francisco - Ruimlliams
  6. Rodrigo Vilela - Jeguar
  7. Felipe Soares - Jeguar
  8. Ruy Shiozawa - Ferrault Idea
  9. Fernando Franchesci - RedBurros Wisdomtech
  10. Fábio PL - RedBurros Wisdomtech

O destaque nas equipes ficou com a Jeguar que colocou 4 karts entre os 10 primeiros. Ferrault Idea e RedBurros Wisdomtech tiveram 2 pilotos no TOP 10, Ruimlliams e Zebralarem tiveram 1 piloto cada enquanto a Ferradis não teve nenhum piloto listado entre os 10 primeiros.

Cássio: é isto ai Paro, mês que vem vamos para o interior no excelente kartódromo de San Marino. Mal posso esperar. Abaixo seguem a grande quantidade de 2 onboards da light para se ter uma ideia do que foi do ponto de vista dos nosso amigos Allan e Matheus

Onboards

Matheus Alves

Matheus Alves

Allan Jones

https://www.youtube.com/watch?v=P7hLkJiBIdI Parte 1

https://youtu.be/lZI2mr3sGXM Parte 2