REGULAMENTO OSKARTEIRO 2023

Este documento tem por objetivo regulamentar a temporada 2023.

Tais regras foram coletadas durante 2022 e somadas à sugestões dos pilotos no mesmo ano, entrando em vigor a partir de janeiro/2023.

  1. Datas das Provas & Pistas

As provas ocorrerão uma vez ao mês, nos Sábados, conforme calendário.

Independente do clima (garoa, chuva, sol, vento, furacão, tsunamis e erupções vulcânicas), as provas serão disputadas normalmente, mesmo em pistas abertas l, salvo em caso de proibição por parte da direção da pista.

As datas das corridas podem sofrer alterações de acordo com a disponibilidade da pista. Para melhores informações sobre as datas, checar o Calendário.

Não realizaremos alterações de calendário, salvo por questões emergenciais.

Nesse ano, os kartódromos utilizados serão:

Interlagos, Kartódromo de Itú, Kartódromo Granja Viana, Nova Odessa e San Marino.

O campeonato contará com as categorias nomeadas como OsKarteiro Master (OKM)OsKarteiro Challengers (OKC),  OsKarteiro Padawan (OKP).

As categorias correrão em baterias separadas, porém em caso de não fechamento exclusivo da pista, poderão correr na mesma bateria caso a pista permita a quantidade total de pilotos. Caso contrário, a categoria que não tiver quórum suficiente correrá com bateria aberta ou ainda as vagas faltantes poderão ser compradas ou ainda a criação de uma nova categoria com base no quórum médio.

Uma segunda bateria de qualquer categoria poderá ser aberta contando com os pilotos da metade de baixo da tabela de classificação e novos pilotos/convidados.

Haverá um novo evento mensal chamado OsKPika (OsKarteiro Pilotos Intolerantes do Kart Amador) que consiste na participação de qualquer piloto inscrito no campeonato geral. Esse evento se identifica como uma peleja com regras próprias, independente do campeonato geral, destinando-se aos pilotos que, independente da categoria que já corre no OsKarteiro ou seu nível, desejam provar-se entre os melhores do campeonato. Prêmios e formatos serão aplicados a cada etapa.

CALENDÁRIO

(Podem haver alterações por parte dos kartódromos)

28/jan Etapa Great People | Kartódromo Granja Viana | 19:00 hs
11/fev Etapa Nova Dutra Multimarcas | Kartódromo Interlagos | 11:00 hs
11/mar Etapa Green Solutions / Vitta | Kartódromo Nova Odessa | 15:30 hs (possível endurance Mas/Cha)
15/abr Etapa Kart Amador SP | Kartódromo San Marino (Paulínia) | 15:30 hs
06/mai Etapa AINEXT | Kartódromo Granja Viana | 17:00 hs (Supoer Pole Mas)
24/jun Etapa Colormix/Lazy Kart | Kartódromo Interlagos | 11:00 hs (Super Pole Mas/Cha)
08/jul Etapa MR Cobrança & Assessoria | Kartódromo Granja Viana | 15:00 hs
19/ago Etapa KAT 4 YOU | Kartódromo Granja Viana | 15:00 hs
23/set Etapa AutoRacing | Kartódromo Interlagos | 15:30 hs (possível endurance Mas/Cha/Pad)
07/out Etapa Botequim GP | Kartódromo de Itu | 13:00 hs
07/out Etapa Botequim GP | Kartódromo Nova Odessa | 16:00 hs
18/nov Etapa Arello Decor | Kartódromo Nova Odessa | 14:00 hs (Super Pole Mas/Cha)
16/dez Etapa Wisdomtech | Kartódromo Interlagos * | 11:00 hs

18/nov Etapa Arello Decor | Kartódromo Interlagos | 11:00 hs (Super Pole Mas/Cha)
02/dez Etapa Wisdomtech | Kartódromo Nova Odessa * | 16:00 hs
02/dez Etapa Wisdomtech | Kartódromo Interlagos | 17:30 hs

* Essa data pode ser alterada para o dia 2 ou 9 de dezembro.

** Três Etapas com Super Pole e dois Endurances para Challengers e Masters serão divulgadas posteriormente. Um endurance para a Padawan

Datas e Kartódromos poderão sofrer alteração conforme questões logísticas e de segurança.

OsKarteiro Classic e Tour: Em definição

2. Traçados

Os traçados serão escolhidos pela Diretoria e informados aos pilotos no momento do briefing, antes da corrida.

3. Pontuação

Os pilotos receberão a seguinte pontuação de acordo com seu posicionamento final em cada prova:

01º – 31 pontos

02º – 29 pontos

03º – 27 pontos

04º – 25 pontos

05º – 24 pontos

06º – 23 pontos

07º – 22 pontos

08º – 21 pontos

09º – 20 pontos

10º – 19 pontos

11º – 18 pontos

12º – 17 pontos

13º – 16 pontos

14º – 15 pontos

15º – 14 pontos

16º – 13 pontos

17º – 12 pontos

18º – 11 pontos

19º – 10 pontos

20º – 09 pontos

21º – 08 pontos

22º – 07 pontos

23º – 06 pontos

24º – 05 pontos

Demais Posições – 05 pontos

Piloto sem camiseta durante a corrida: Menos 2 pontos, os quais não são descartáveis.

Piloto ausente no briefing: Menos 1 ponto, não descartável.

Piloto com ADVERTÊNCIA: 10 segundos de acréscimo no tempo e menos 5 pontos, não descartáveis.

STOP & GO: Menos 7 pontos, não descartáveis.

Queimada de largada: Menos 3 pontos, não descartáveis.

Bandeira Preta ou Desclassificação: o piloto fica com pontos zerados e o resultado não pode utilizar descarte.

VAR: Poderão ser utilizadas imagens para solicitação de punições. Mais detalhes no item 22.

Reforçando, as penalidades são cumulativas. 

A Direção de prova é soberana nas decisões desportivas. Não será acatada nenhuma alteração de resultado por parte do piloto ou da Direção de Prova. Caso ocorra qualquer manipulação desse processo, o causador arcará com os custos vigentes de uma ADV sendo a perda de tempo no resultado final, perda de pontos na etapa e pontos na carteira. Em resumo, não é permitido se dirigir à Direção de Prova para questionar ADV.

Aos pilotos ausentes, vide regra #7

Cada categoria terá pontos individuais, ou seja, os pontos dos pilotos ou das equipes de uma categoria não influenciarão na pontuação da outra.

Ao piloto que não comparecer ao briefing ou chegar atrasado ou ainda se ausentar durante o briefing, será descontado 1 ponto. Demais descontos de pontos de pilotos e equipes, vide regras #3 e #12

A corrida com pior resultado, seja por pontos ou falta será descartada. Essa regra limita-se a duas corridas. Não há descarte para equipe.

Anexo referente a caso C.A.C.A 2022/0001 – Devido ao aumento de advertências em pista, institui-se Pontuação na Carteira válida por 12 meses a partir de maio. São somados 5 pontos a cada ADV . O limite é de 20 pontos. Chegando a esse número o segundo pior resultado do piloto até o momento é considerado DQ. Caso o piloto tenha dois piores resultados idênticos, a DQ vai remover a pontuação logo acima. Exemplo: caso o piloto tenha ganho 10 pontos em janeiro, 10 em fevereiro, 13 em março e 15 em abril, serão removidos 13 pontos pela regra de Pontuação na Carteira. Caso o piloto venha a ter adv ainda com pontos estourados na carteira, este descartará mais uma etapa e acumula mais pontos em sua carteira.

Sendo:

ADV anterior a Maio/2022 – 3 pontos por ocorrência
ADV – 5 pontos por ocorrência
Stop & Go – 7 pontos por ocorrência
DQ – 10 pontos por ocorrência

Atingindo 30 pontos na carteira em 1 ano, o piloto ficará a próxima corrida sem participar, independente da natureza da corrida (endurance, final, etc). A cada ADV entre 30 e 39 pontos o piloto ficará uma corrida sem participar.

Caso o piloto acumule 40 pontos ou mais na carteira, este ficará fora do campeonato tendo sua participação no ano seguinte analisada pela diretoria.

4. Fair Play e Idade mínima

Caso o piloto haja de forma antidesportiva, este será avaliado pelos demais pilotos envolvidos para que seja definida sua permanência ou não no campeonato através de voto, o qual poderá ser aberto ou fechado. A decisão se dará pela maioria dos votos. Em caso de empate, será feito um sorteio entre os votos.

Serão aplicadas as advertências conforme informadas no item 3. 

O pódio só será formado por pilotos devidamente uniformizados com a camiseta de sua equipe, preferencialmente de macacão. Caso este já não tenha vindo, é liberado o uso da camiseta de um companheiro de equipe. Caso este insista a estar no pódio sem camiseta, será penalizado com menos 2 pontos na etapa.

Só serão aceitos novos pilotos acima de 21 anos. Demais situações, mediante aprovação da diretoria, com autorização e presença do pai ou responsável.

O novo piloto deverá assinar nosso termo de conhecimento dos perigos da prática do kartismo, das bandeiras e de como se comportar na pista.

O Diretor de Prova será informado para cumprir as regras de segurança de forma extrema, penalizando a partir de toques onde ‘não foi possível frear’. Portanto, pense antes de realizar uma manobra forçando por dentro e espalhando seu oponente ‘sem querer’.

5. Inscrição, Grid de Largada e Pódio – Disposições Gerais

Todos os participantes devem estar devidamente inscritos no campeonato via formulário. O link é fornecido no momento da solicitação. Cada categoria tem o limite de 42 pilotos. Pilotos inscritos após isso, entrarão em fila de espera. Os atuais pilotos tem prioridade.

A largada de cada prova ocorrerá em definição por TOMADA DE TEMPO.

Não fechando a pista, os participantes de fora correrão à nossa frente ou se o grupo preferir, pagamos a diferença das posições em aberto ou ainda realizaremos a classificação normalmente.

Pilotos que se atrasarem para entrar na pista ficarão à mercê da organização do kartódromo podendo ou não correr.

Caso Challengers e Master corram na mesma bateria, a Challengers largará no pelotão de trás, com distância de duas filas as separando.

O grid será definido com aqueles que confirmarem presença e pagamento até duas quintas-feiras antes da corrida. Aqueles que confirmarem entre a sexta-feira e a quinta-feira posterior após a divulgação do grid definitivo, largarão nas últimas posições da sua categoria em ordem de confirmação. Não haverá pré agendamento. Visitantes serão aceitos entre a sexta-feira e a quinta pré evento sem penalidade de grid, porém não participam de pontuação e pódio. A partir desse ano, a abertura para vagas é constante, ou seja, não é mais necessário aguardar o período de abertura de pagamento. A prioridade é dada aos pilotos inscritos até 10 dias antes da etapa (quinta feira em verde conforme imagem abaixo.

Ocorrendo um “overbook”, as categorias serão divididas em 2 sendo que o critério de divisão estará condicionado no posicionamento do campeonato em grupos pares e ímpares. P1, P3, P5 e assim sucessivamente estarão no grupo ímpar enquanto P2, P4, P6 e assim sucessivamente, estarão no grupo par. Havendo falta entre os participantes, as posições serão readequadas para que o número de participantes por bateria esteja equilibrado.

O pagamento deve ser realizado via pix no pix@oskarteiro.com.br ou a quem for designado por motivo de logística.

Não serão aceitos pilotos de última hora no “calor do momento”. Exceto para preenchimento de vagas e com aprovação da Diretoria.

Os membros da Presidência seguem isentos de penalidade de prazos em contrapartida às suas atividades de gestão.

É obrigatório o uso da camiseta para entrar em uma equipe no início da temporada assim como seu uso durante a corrida. Sempre que um piloto entrar em tempo hábil para aquisição e confecção, este entrará na equipe com menor frequência ou membros ou pontos, ficando a critério da Presidência.

A camiseta deve ser utilizada da forma correta. Com o nome nas costas e nunca pelo avesso. A utilização de forma incorreta acarretará a perda de 2 pontos na etapa.

Haverá sorteio de karts realizado por nosso staff.

Haverá uma sequência de karts a serem utilizados caso o piloto troque de kart.

A escolha dos karts reserva e sua sequência será realizada após a saída dos pilotos para a pista.

O pódio só será formado por pilotos devidamente uniformizados com a camiseta de sua equipe, preferencialmente de macacão. Caso este já não tenha vindo, é liberado o uso da camiseta de um companheiro de equipe. Caso este insista a estar no pódio sem camiseta, será penalizado com menos 2 pontos na etapa.

6. Novos Pilotos

Ao piloto que entrar no decorrer do campeonato, não receberá pontuação referente a corridas passadas. O piloto passa a pontuar a partir de sua inscrição.

Todo novo piloto será avaliado pela diretoria para entrar na Padawan ou Challengers.

7. Ausência

Um piloto nunca terá seus pontos zerados exceto exemplos citados no item 3.

A saída de um piloto durante o campeonato não altera os pontos dos demais envolvidos.

Caso o piloto pague e não compareça, o valor será devolvido, exceto para o caso onde o valor for necessário para fechar a pista, ou um outro piloto ainda não pagante se responsabilize a usar a quantia e devolver ao piloto ausente. Não haverá crédito para as próximas corridas.

8. Quebra e Troca de Kart

Para o caso de corrida com lastro, o piloto poderá correr sem o peso extra normalmente, quando esta troca for realizada durante a corrida.

Caso o piloto troque de kart durante as voltas de aquecimento ou corrida haverá uma sequência de karts a serem utilizados. É obrigatório dar uma volta completa na pista para trocar de kart, sob pena de advertência.

A troca de kart, seja por qualquer motivo (quebra, performance etc), levará o piloto a largar do final do grid ou, se o kartódromo impor, dos boxes.

Lembrando que estamos correndo entre amigos e não existe motivo para agir de má fé, como quebrar um kart propositalmente para pegar outro sem lastro.

Caso venha ocorrer a quebra do kart e não haja reserva para que o piloto retome a corrida em tempo hábil, o mesmo receberá os pontos da posição imediatamente abaixo do último colocado que concluiu a prova.

Ocorrendo mais de um abandono por motivo de quebra na mesma volta, o competidor que possuir o melhor tempo terá vantagem da posição.

Anexo referente a caso C.A.C.A 2010/0001 – Toda e qualquer situação que envolva falhas operacionais dos funcionários das pistas e que não estão contempladas nas regras vigentes não serão revisadas, valendo então somente o resultado final da corrida sendo este indiscutível desde que fatos absolutamente indiscutíveis se oponham ao resultado impresso.

Anexo referente a caso C.A.C.A 2021/0001 – Em caso de bandeira vermelha no momento da largada e o kartódromo assim permitir, as posições de qualy se manterão para a relargada.

9. Equipes & Categorias

A escolha das equipes será realizada pelos 7 pilotos melhores classificados no campeonato de 2022 da Categoria Master formadas com base na performance do campeonato no mês de outubro.

São 7 equipes em cada categoria. Novos integrantes entrarão sempre na categoria ‘OKC’ desde que não sejam considerados para a OKP.

Os cabeças de chave levarão o título de Chefe de Equipe, ou a equipe poderá nomear um Chefe de Equipe diferente se assim desejarem. Este será responsável pela gestão da equipe, identificação de sua equipe em pista e decisões internas. Os mesmos escolherão suas equipes, partindo da sequência do 7º colocado para o 1º. A segunda rodada, segue do 1º ao 7º e assim sucessivamente.

As equipes ficam da seguinte forma:

Ferradis | Arello Decor

Ferrault | Nova Dutra Multimarcas

Jeguar | Green Solutions

Lentus | Wisdomtech

RedBurros | AINEXT

Ruimlliams | GPTW – Great People To Work

ZebraLaren | KAT – Key Advanced Technologies

No caso da saída de um piloto de sua equipe, serão sorteados no segundo turno pela Diretoria.

Novos pilotos serão incluídos em nova equipe ou incorporados em equipes que porventura tenham vagas disponíveis. A categoria Master não recebe novos pilotos.

Os pontos conquistados pela equipe não sofrerão alterações caso haja troca de integrantes. O piloto migrante não levará seus pontos para sua nova equipe.

Os pontos das equipes serão compostos pela soma dos pontos de seus dois pilotos com melhor resultado na corrida em questão. Na categoria Padawan somaremos apenas o piloto com o melhor resultado .

Os pilotos da Master que terminarem o campeonato da 22ª a 28ª posição migrarão para a categoria Challengers.

Os pilotos da Challengers que terminarem o campeonato da 01ª a 07ª posição migrarão para categoria Master. Desde que o piloto tenha 7 corridas ou mais.

Os pilotos da Padawan que terminarem o campeonato da 01ª a 03ª posição migrarão para categoria Challengers. Desde que o piloto tenha 7 corridas ou mais.

Esses números poderão ser alterados durante o campeonato dependendo da quantidade de pilotos ativos até julho.

As táticas de corrida serão de responsabilidade exclusiva de cada equipe.

10. Copa OsKarteiro

A 5ª Copa OsKarteiro ocorrerá em paralelo com o campeonato convencional, começando na corrida de fevereiro, e sendo organizada em duas fases:

  • Na primeira fase os pilotos serão divididos em grupos e cada piloto enfrenta os outros pilotos do grupo, com vitória valendo 3 pontos e empates 1 ponto.
  • A segunda fase, de mata – mata, será disputada em partida única, com as chaves sendo definidas pela classificação nos grupos.
  • Faltas serão contadas como W.O. (W.O. duplo resultando em empate) e eventuais desempates ocorrerão pela classificação no campeonato.

Cada categoria terá sua Copa. Ao final do ano, o vencedor também receberá premiação mesmo se já tiver recebido alguma outra premiação pois os prêmios são cumulativos.

Regras não abordadas para a Copa, terão como base as regras do campeonato.

11. Endurance

Os pontos obtidos pelos pilotos em suas equipes estabelecidas nos endurances refletirão nos seus pontos no campeonato e nas equipes.

Os pontos dos 2 melhores pilotos das equipes serão considerados para o campeonato de equipes.

As regras estabelecidas para os endurances não interferem no campeonato. Situações em que o regulamento do Endurance não contemplam, o regulamento do campeonato será levado em consideração.

12. Turnos

Nesse ano teremos mais um sub campeonato individual por turnos. Serão dois turnos de janeiro a junho e julho a dezembro. Aos campeões dos turnos serão disponibilizadas premiações.

13. Empates

Caso haja empate no resultado final do Campeonato ou para a Copa, os seguintes critérios serão adotados:

  • Quantidade de pontos – O piloto com mais pontos corridas terá vantagem. Essa regra é válida apenas para a Copa. Persistindo o empate ou não se aplicando…
  • Número de Corridas – O piloto que disputou mais corridas terá vantagem.

Persistindo o empate ou não se aplicando…

  • Soma de melhores resultados – O piloto que tiver menor valor na soma de colocação terá a vantagem.

Ex.      Piloto A = 1º + 3º = 4

Piloto B = 2º + 4º = 6

Nesse caso, o piloto A tem a vantagem.

Persistindo o empate…

  • Número de Vitórias – O piloto com maior número de vitórias terá a vantagem.
  • 2º Lugar – O piloto com maior número de segundo lugares terá a vantagem;
  • 3º Lugar – O piloto com maior número de terceiros lugares terá a vantagem; – E assim sucessivamente…

Persistindo o empate…

Regra do Uni-Duni-Tê!

Entende-se por ‘vantagem’ uma melhor qualificação em qualquer situação. Por exemplo: caso a montagem do grid tenha dois pilotos com mesma pontuação, quem vencer no desempate, larga à frente.

14. Exceções e Solicitações Gerais

Nenhuma exceção será tratada verbalmente, exceto em casos que necessitem agilidade na decisão onde o grupo já esteja dentro do kartódromo.

As solicitações não abrangidas neste regulamento deverão ser realizadas por e-mail ou no grupo do Whatsapp com todo o grupo em cópia.

Solicitações verbais que influenciem diretamente no andamento das atividades do grupo serão ignoradas.

15. Lastro

Haverá lastro sempre que possível alinhando a 90Kg em todas categorias. Os 6 primeiros colocados de cada bateria não poderão sair do kart até que seu peso seja conferido. Caso o piloto não esteja com o peso indicado para sua categoria, este será desclassificado. Caso o kartódromo não ofereça peso suficiente para chegar ao peso, o piloto precisa disponibilizar lastro próprio.

16. Uniforme

O Chefe de Equipe é responsável pelas camisetas e toda a tratativa de confecção.

Caso o piloto não compareça devidamente uniformizado, serão descontados 2 pontos da corrida em questão.

Caso o piloto esteja em posição de pódio, porém não esteja devidamente uniformizado, o mesmo não participará da foto de vencedores, se limitando a apenas a foto coletiva. Essa regra visa maior comprometimento e uma boa visibilidade do grupo.

17. Bônus e Taxas

O valor da inscrição no campeonato fica estabelecido em R$ 100,00 para todo o ano dando direito à camiseta no início da temporada.

A cada etapa, será cobrado o valor de R$ 160,00.

Para a confraternização em dezembro, os valores por piloto serão proporcionais a sua participação no ano, quanto mais corridas menor ou zero o valor, acompanhantes maiores de 06 anos contribuirão com valor a ser divulgado no momento propicio, limitado a filhos e cônjuge.

Os valores são revertidos para custos do churrasco de final de ano, premiações, pagamento do domínio, gestão, investimentos, produtos e demais despesas operacionais. A organização se reserva o direito de não realizar festividades em caso de força maior.

Parte do valor coletado será convertido em prêmios para Os Campeões Individuais de cada categoria, os 4 integrantes da equipe campeã na Master, os 5 melhores pilotos da equipe campeã Challengers, os 3 melhores pilotos Padawan da equipe campeã, os Campeões das Copas e os Campeões dos Turnos.

A premiação nunca será em espécie.

18. Segurança.

O uso de equipamentos de segurança que estejam fora do contrato com o kartódromo ficam a cargo do piloto, como luvas, protetores de costela e protetor de pescoço/cervical.

A organização do OsKarteiro indica fortemente o uso desses itens em todas as corridas e de forma adequada.

O uso inadequado ou a não utilização de equipamento apropriado é de responsabilidade total do piloto.

19. Responsabilidade.

Ao entrar em qualquer corrida do OsKarteiro, o piloto assume todos os riscos da prática do kartismo, inclusive nos âmbitos cíveis e criminais quando aplicáveis. O piloto é responsável pelos dados informados ao kartódromo no termo de responsabilidade isentando participantes, diretoria e coordenação do campeonato de qualquer responsabilidade ocasionada por ele mesmo ou por outros em pista.

O OsKarteiro procura desde sua fundação manter o respeito, amizade e boa convivência dentro e fora das pistas. Portanto todo piloto que está no campeonato assume que as boas maneiras, educação, compreensão e bons hábitos de convívio são primordiais para sua permanência no campeonato respeitando a todos, seja piloto, sejam os fiscais de pista, sejam convidados ou quaisquer outras pessoas durante o evento.

Não serão admitidas discussões de cunho discriminatório como raça, opção sexual, religião, futebol, condição física e psicológica entre outras práticas que não sejam dignas de pessoa moralmente correta.

Caso algum piloto haja contra esses termos, sua exclusão será aplicada imediatamente podendo responder criminalmente por seus atos.

20. REGRA ANEXA 2018: ALCOOL

Devido a fatos ocorridos na corrida de fevereiro/2018, poderemos retornar com a fiscalização própria para auxiliar em lances de má conduta na pista. Faz se saber:

O piloto flagrado ingerindo bebida alcoólica antes da corrida perde 50 pontos sem direito a descarte.

21. Fiscais de Pista

Nenhum piloto está autorizado a ficar na área dos Fiscais. Isso se aplica a Organizador, Diretores e Chefes de Equipe.

As decisões dos Fiscais não serão divulgadas por motivo de manutenção da harmonia dentro do grupo.

Entende-se por Infração, o ato de mudar o curso natural de outro piloto de sua trajetória. Esse ato gera a Advertência.

A alteração da trajetória de outro piloto é passível de punição independente da intenção. O julgamento de “Não Intenção” será medido caso o piloto devolva a posição. Caso não a devolva em até uma volta, a Advertência deve ser aplicada. Caso o piloto infrator devolva a posição, os fiscais não poderão punir o piloto em questão.

Os fiscais devem entrar em contato com a organização e informar o número do kart do piloto para aplicarem a Advertência com a devida justificativa. Exemplo: “Kart 1 jogou Kart 2 para a fora dos limites de pista”.

As punições se darão durante o período de corrida evitando discussões posteriores.

O grupo de fiscais também são pilotos de equipes. Portanto o Fiscal assume o papel de imparcialidade no julgamento dos casos.

A decisão de punição a um piloto deve ser com o voto da maioria dos fiscais. Em caso de empate, a punição não será aplicada.

Os Fiscais não poderão pedir Bandeira Preta ou Stop & Go. Isso se dará naturalmente com o acumulo de advertências de acordo com as regras do kartódromo.

Durante o briefing, o organizador deve informar a todos os pilotos sobre a fiscalização e tem o papel de alinhar a melhor forma de comunicação com o Diretor de Prova e pontos de observação.

22. VAR – Video Assistant Referee.

Por motivo de solicitação da grande maioria dos pilotos, implementaremos o VAR que consiste em análise de lances considerados polêmicos.

As solicitações devem ser passadas com imagens explicitas do lance a ser julgado onde a comissão julgadora não deve ter dúvidas quanto à legitimidade do lance. Ou seja, imagens onde “parece” que algo ocorreu ou não ocorreu serão julgadas como inconclusivas.

A penalidade aplicada será de 10 segundos no tempo total, indo à desclassificação da etapa dependendo da gravidade.

Caso a solicitação do piloto reclamante seja considerada para a comissão julgadora e esta determinar que não houve infração, o reclamante levará 10 segundos de penalização.

O VAR não será utilizado para remover punições de pista. Conforme item 3, a Direção de Prova dos kartódromos é soberana.

O reclamante tem até a primeira quinta-feira após o evento para solicitar o VAR.

23. C.A.C.A. – Conselho para Assuntos Complexos e Aleatórios.

A Diretoria deve participar de deliberações ordinárias e ser consultada sempre que necessário, porém quando o grupo não conseguir resolver impasses o caso será passado para julgamento do C.A.C.A. – Conselho de Assuntos Complexos e Aleatórios.

Os casos que forem levados ao C.A.C.A. serão analisados e julgados por seus membros. Este conselho possui plenos poderes de decisão devendo seu veredito ser tomado como verdadeiro e regra.

Após julgamento, não haverá apelação, seja individual ou coletivamente.

As novas definições aplicadas pelo Conselho serão automaticamente incorporadas ao regulamento.

Ricardo Soares

Fábio Ramiro

Thiago Meira

Cássio Machado