Copa OsKarteiro 2020

Após muito suspense e apreensão, a cerimônia de gala de sorteio da Copa OsKarteiro 2020 de Kart Amador (CoKka 2020) ocorreu com sucesso no zapzap.

Cerimônia de sorteio

Com a votação que fizemos no final de 2019, ficou estabelecido o formato em duas fases: (i) grupos e (ii) mata-mata. Como a experiência de 2018 mostrou que grupos geram muito empate, o desempate na fase de grupos fica sendo:

  1. Faltas
  2. Confrontos direto quando se enfrentaram na copa
  3. Confronto direto nas demais corridas
  4. Confronto contra o primeiro do grupo, contra o segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto, sucessivamente
  5. Resultado no 1º endurance
  6. Resultado no 2º endurance (se já tiver ocorrido)
  7. Diferença de posições nos confrontos diretos (ex: chegou duas na frente = 2 pontos, 3 atras = -3 pontos)
  8. Inverso da posição do campeonato (na copa gostamos de zebras)
  9. Inverso da posição dos anos anteriores
  10. Persistindo o empate (como??!!), ambos estão eliminados e passa o filho do Caio no lugar

CoKka Light 2020

Na Light a responsabilidade ficou com os chefes de equipe, que escolheram quais de seus pilotos integrariam os Grupos A, B, C, D, E e F. Nenhum chefe sabia o que o outro estava escolhendo e, portanto, corriam o risco de botar seus pilotos numa fria.

Cada grupo terá 7 pilotos - sendo dois da mesma equipe -, dos quais passam apenas 3 para a fase final, que será de mata a mata.

Grupos CoKka Light 2020

E como a CoKkA nunca tem regras fáceis, a bagunça fica a para a segunda fase, em que os confrontos serão em trios. Isso mesmo, trios. Três pilotos se enfrentam, apenas o que chegar na frente passa para a semifinal e formando uma nova trinca. A final é normal e terá apenas dois participantes, enquanto a batalha pelo bronze envolverá quatro pilotos.

Este novo formato visa reduzir a quantidade de WOs que tivemos em 2019. O raro fenômeno de WO triplo será desempatado com base nas regras anteriores que puderem ser aplicadas.

As disputas de cada rodada podem ser acompanhadas em https://challonge.com/pt/Light2020

CoKka Master 2020

A Copa da categoria Master é mais simples, com 4 grupos de 6 pilotos, passando 4 para o mata-mata convencional.

O critério de sorteios foi com base no desempenho 2019, com os pilotos sendo agrupados de 6 potes de quatro pilotos (1º ao 4º, 5º ao 8º, 9º ao 12º, 13º ao 16º, 1º ao 4º da light, 5º ao 8º da light). Cada pote foi distribuído entre os grupos J, K, L e M por um de seus integrantes, novamente, sem que soubessem quem mais estaria no grupo.

O responsável pelo pote 6 foi o Rosa, que foi direto ao ponto: "Luciano Ribeiro K, Marcio Dantas J, Vinicius Fava L, Thiago Rosa M".

O pote 5 foi sorteado pelo Cebola, que logo perguntou: “q p* é essa? É preu iscolhe u q? posso iscolhe o mimimi pro meu grupo? Não? Cebola=J, Gui =K, Celloni=L, Koji=M. Tá bom assim?”

Como ninguém do pote 3 estava online, o Koji foi quem cravou: “pode manter na ordem de classificação mesmo, Kuwakino, J, Sugano K, Prado L, Zambom M”. Cassio cuidou do pote 4 e escolheu: “Leopoldo J, ANDRE K, LEVI M, Cássio L”.

O pote 2 ficou com o PPT, que decretou: “J – Portella, K - Thiago, L – Ricardo, M - Junior". Finalmente, o pote 1 foi distribuído pelo Flavio (que teve a infeliz ideia de pôr o Paro no meu grupo): “parece que a light vai pegar fogo este ano... e a master um foguinho.... kkkkkkk. J-Caio, K-Paro, L-Rodrigo, M-Flavio”

Grupos CoKka Master 2020

O grupo K ficou com aquele ar de grupo da morte, pois recebeu vários cabeças de chave de seus potes. Com 3 pilotos nesse grupo, os ânimos da Ferrault | Idea Marketing podem estar em risco, por outro lado, é a única equipe que já garante um piloto na próxima etapa.

Vale mencionar que a RedBurros | Wisdomtech também tem pilotos em apenas dois grupos, enquanto a Ferradis foi a única a ter a sorte de ter um piloto em cada grupo.

Já o grupo L talvez seja o mais fraco, pois tem o Celloni, que é lento, e vários pilotos que eram os 4º colocados de seus potes.

*OsKarteiro informa: todas as opiniões aqui expressas são pessoais e não possuem, de forma alguma, qualquer embasamento.

A segunda fase fica pré-definida conforme o critério de chaveamento de nosso gerador online de campeonatos:

Quem quiser conhecer os confrontos de janeiro, já pode visitar https://challonge.com/pt/Master2020

Pontuação

Vitória vale 3

Empate por wo duplo vale 1

Demais empates valem 2 (mesma equipe no enduro, duas baterias separadas)

Derrota vale 0

*obs: o que vale é a pontuação aqui descrita, indepentendemente de eventuais discrepâncias no site em que o bolão está cadastrado