ETAPA CARDOSO FUNILARIA | ASKARTEIRA – JULHO – 2019 – KIK

O último sábado dia 13 de julho de 2019 entrou para a história de muitas vidas e principalmente foi um marco para o kart amador paulista, na cidade de Valinhos foi realizada a primeira prova da AsKarteira, com as mulheres que por mais de 16 anos deu apoio e incentivo aos homens em participar das etapas regulares do OsKarteiro.

Após 22 voltas a pilota Andrea Senigalia cruzava a linha de chegada na primeira posição, seguida por Lina Lira e Nara Catini na terceira posição, na quarta posição a pilota Thais Suzuki e fechando o top 5 Maria Eduarda, herdeira do império Cardoso Funilaria e Pintura S.A.

Participaram ainda da prova as pilotas: Juliana Rodrigues, Adriani Giradello, Bianca Pelosini, Glaucia Araújo, Dulce castro, Luciana Francisco, Ellen Mesquita, Marina Silveira, Patrícia Alves, Nathalia Biasi, Bianca Neres, Ana Fonseca e Erika Prado, todas elas foram honradas com medalhas entregues pelas mãos do piloto Rogério Cardoso, medalhas estas que foram um presente do AutoRadio Podcast do nosso ilustrado Ricardo Bunnyman.

lll Corrida

Vale lembra e como foi tratado na crônica publicada no começa desta semana que as pilotas que integravam o grid eram em sua maioria novatas, poucas correram uma vez ou outra de kart ou nunca correram, excluindo as nossas karteiras que disputam o campeonato regular, as demais eram assim em sua maioria marinheiras de primeira viagem, as cautelas de praxe foram tomadas e os pedidos e aconselhamento de segurança fizeram parte da pauta do briefing.

Após o treino classificatório, “perdão Raposo”, Andrea Senigalia conquistou a pole seguida da pilota Erika Prado e a jovem Maria Eduarda dividia a segunda fila com a já experiente Lina Lira.

A largada da corrida foi bem tranquila seguida com uma formação que se daria do início ao fim da disputa, com algumas karteiras em velocidade mais alta e constante; como por exemplo as karteiras que competem no campeonato regular do OsKarteiro na categoria Light. Contudo havia algumas estranhas no ninho, como por exemplo a Maria Eduarda e a Nara Catini que tiveram excelentes desempenhos em pista.

Voltando a prova, a pilota do kart #46, Andrea Senigalia, em seus primeiros giros já anotava voltas rápidas, sendo a sua primeira na casa de 53,621s bem acima da média, reduzindo para a 52,684, já na segunda passagem, volta esta que só seria batida na nona volta pela pilota do kart #50 Nara Catini com o tempo de 51,855.

As demais pilotas permaneciam em voltas constantes e com um ritmo confortável, após encontrarem uma forma boa para se guiar e com cautela, cometiam poucos erros.

Como a pilota Ellen Mesquita que em sua primeira disputa conseguiu não rodar e ter um ritmo constante, permanecendo entre 1m03s e os 59s algo que pode ser notado também por outras karteiras como a Thais Suzuki que após a volta inaugural, acima dos 1m00s, conseguiu encontrar o seu ritmo e não teve voltas acima desta, salvo nas voltas com bandeiras amarelas, que como todos já sabem, os competidores devem reduzir a velocidade a ter o cessar das bandeiras amarelas.

Aqui destacamos um ponto bem importante, o respeito a sinalização! Quando os fiscais de pista acenavam um evento com as bandeiras de sinalização era nítido a redução de velocidade ou o cuidado tomado pelas damas a bordo de seus bólidos, um exemplo a ser seguido pelos já acostumados e calejados pilotos do campeonato regular do OsKarteiro, que por sua vez assumiram a pista no endurance na mesma tarde e demais kartistas que vierem a ter conhecimento do feito protagonizado por estas ilustres damas.

Porém nem tudo foi festa, infelizmente na décima volta uma colisão entre a pilota do kart #34 Erika Prado e a pilota do kart #33 Ana Fonseca, ocorreu ao final da reta na curva um. Uma colisão que por sorte não teve consequências mais graves, pois o kartódromo determinava que as pilotas que estivessem correndo pela primeira vez, deveriam utilizar o protetor de pescoço. Desta forma a pilota Ana Fonseca, teve a integridade física preservada, não sofrendo maiores danos em consequência do acidente. Os fiscais de pista acenaram na volta seguinte a bandeira preta, e desclassificaram a pilota Erika Prado da prova.

Contudo, a prova seguiu sem maiores incidentes, com toques normais, por disputas de posição.

Ao lado de fora da pista, a torcida acompanhava em ritmo frenético, com as pilotas sendo ovacionadas a cada movimento em pista provocando gritos e aplausos pela torcida na busca de chamar atenção de seus tutores.

Vale um destaque aqui, relato pessoal ao ver o entusiasmo de alguns esposos que por sua vez, buscavam orientar as esposas em pista como era o caso da pilota do kart #35 Glaucia Araújo que via o Sr. Caio, esposo transviado de coach que parecia muito mais um típico boneco de posto de gasolina acenando e gesticulando os braços para ela. E como foi gostoso de ver as inúmeras emoções manifestadas no rosto do piloto e já veterano da Master, Cássio Machado que assistia a esposa, que ao pilotar o kart #49, Adriani Petter, galgava posições e serpenteava entre as demais competidoras, com ultrapassagens suaves e gentis. Ambas pilotas sendo o oposto de seus esposos, uma sendo cordial e permanecendo no asfalto e a outra realizando ultrapassagens que o capacete do esposo possivelmente verá apenas em devaneios de verão de seu dono e dando uma lição de como não seguir um macho que esbraveja em uma simples disputa Roda com Roda! Resumidamente, a prova da AsKarteira, foi algo bem familiar e como diria Galvão Bueno, a festa da família brasileira.

Chegando as voltas finais, as pilotas decidiram buscar ultrapassar seus limites e conhecer o quão rápidas eram, demos início a uma sequencia de voltas rápidas, sendo que 11 das 15 pilotas em pistas cravaram os melhores tempos nas três ultimas voltas; porém quem assegurou a volta mais rápida, foi pilota Nara Catini, com 51s361.

A vitória ficou por conta da pilota Andrea Senigalia, seguida por Lina Salgueiro e Nara Catini. Thais Suzuki levou o kart #30 ao quarto posto do pódio, já a jovem Maria Eduarda, mesmo com punição por choque, onde 10s foram acrescidos ao seu tempo final assegurou a quinta posição.

Porém a chegada mais apertada foi entre a pilota Juliana Rodrigues e a pilota Adriani Giraldello, uma diferença de 02s3 entre elas, parabéns as duas e as demais competidoras que levaram emoção do começo ao fim da corrida.