REGULAMENTO – OSKARTEIRO 2026

📕Regulamento OsKarteiro 2026

Este regulamento estabelece as regras para a temporada 2026 do campeonato OsKarteiro. Alterações de qualquer espécie só serão realizadas em caso de segurança, por parte dos kartódromos ou força maior. 

⚖️ 1. Introdução

O OsKarteiro é um campeonato de kart amador para pilotos e equipes, com premiação ao final do ano contendo uma Copa de Pilotos ocorrendo em paralelo. As regras aqui apresentadas entram em vigor a partir de janeiro de 2026. 

🏎️ 2. Categorias

O campeonato é dividido em duas categorias:

OsKarteiro Master (OKM) 

A categoria Master consiste em 28 pilotos sendo que os 21 melhores de 2025 tem o direito de permanecer na categoria. Os 7 últimos serão destacados para a Challengers. 

 OsKarteiro Challengers (OKC) 

A categoria Challengers consiste nos demais pilotos do campeonato assim como novos pilotos. Os 7 melhores pontuadores serão movidos para a Master 2027. 

📆 3. Calendário e Pistas

Os eventos acontecem uma vez por mês, sempre aos sábados, conforme um calendário previamente divulgado. As datas podem sofrer ajustes por conta da disponibilidade das pistas, mas não serão alteradas a pedido de pilotos, a menos que ocorram situações emergenciais.

# Pistas elegíveis para a temporada

– Kartódromo de Interlagos

– Kartódromo Nova Odessa

– Kartódromo San Marino

– Kartódromo Granja Viana

 – Itália Kart

– Arena V11

– Kartodromo de Itú

– Speedland

As provas serão realizadas independentemente das condições climáticas, salvo proibição pela direção da pista. Datas e locais podem sofrer alterações por questões logísticas e de segurança. 

A lista de pistas pode sofrer alterações de acordo com as condições durante o campeonato, servindo apenas como referência. 

🔄4. Formato das Provas

As categorias correm em baterias separadas. Em caso de quórum insuficiente, categorias podem ser unificadas, respeitando o limite de pilotos permitido pela pista. 

O Grid de Largada será Definido por tomada de tempo, salvo etapas especiais. 

O Sorteio de Karts será realizado pela organização antes de cada prova. 

Os traçados são escolhidos pela diretoria e informados no briefing. 

Os pilotos deverão ser lastreados a 90 kg para todos os pilotos. Todos os pilotos serão pesados. 

As características das provas, como formato de qualificação, endurance, entre outros, serão detalhadas juntamente com o calendário. 

📊5. Pontuação

5.1. Tabela de Pontuação

#1º SEMESTREJULHOAGOSTOSETEMBROOUTUBRONOVEMBRODEZEMBRO
01º41424344454647
02º39404142434445
03º37383940414243
04º35363738394041
05º34353637383940
06º33343536373839
07º32333435363738
08º31323334353637
09º30313233343536
10º29303132333435
11º28293031323334
12º27282930313233
13º26272829303132
14º25262728293031
15º24252627282930
16º23242526272829
17º22232425262728
18º21222324252627
19º20212223242526
20º19202122232425
21º18192021222324
22º17181920212223
23º16171819202122
24º15161718192021
25º14151617181920
26º13141516171819
27º12131415161718
28º11121314151617
29º10111213141516
30º9101112131415
31º891011121314
32º78910111213
33º6789101112
34º567891011

A pontuação decresce de acordo com a posição. Aos pilotos ausentes, ver item 6.2.

A tabela de pontos ganha um ponto a cada mês a partir de julho.

A Challengers terá pontuação diferenciada devido à divisão por baterias.

PosiçãoCHA1CHA2CHA3
412815
392613
372411
35229
34218
33207
32196
31185
30174
10º29163
11º28152
12º27141
13º26130
14º25120
15º24110
16º23100
17º2290
18º2180
19º2070
20º1960
21º1850
22º1740
23º1630
24º1520
25º1410
26º1300
27º1200
28º1100

Os 7 últimos da Master serão movidos para a Challengers 2027. 

Os 7 melhores da Challengers serão promovidos à Master 2027. 

Em caso de os pilotos da categoria Challengers correrão em esquema de par-ímpar, de acordo com a performance. Por exemplo, em fevereiro quem estiver em 1º, 3º, 5º e assim sucessivamente no campeonato, correm a bateria 1. Quem estiver em 2º, 4º, 6º e assim sucessivamente, correrá na bateria 2. Caso a média de pilotos ultrapasse 16 pilotos presentes, pode-se ter uma terceira bateria divididos de forma semelhante, ou seja, 1º e 4º colocado na bateria 1, 2º e 5º na bateria 2, 3º e 6º na bateria 3 e assim sucessivamente. 

Para janeiro, a divisão será com base no resultado de 2025. 

Em julho, poderá ocorrer a divisão definitiva das baterias. 


🚫 5.2. Penalizações

Sem camiseta da equipe durante a corrida: -2 pontos (não descartáveis)

Não comparecimento ao briefing: -1 ponto (não descartável)

–  Advertência: +10 segundos no tempo final e -5 pontos (não descartáveis)

–  Stop & Go: -7 pontos (não descartáveis)

–  Queimada de largada: -3 pontos (não descartáveis)

Desclassificação ou Bandeira Preta: Pontos zerados na etapa, sem direito a descarte

🗑️ 5.3. Descartes

Serão aplicados 2 descartes ao longo das 12 etapas, seja por performance ou ausência observando-se as exceções dos itens não descartáveis.

🔗5.4. Empates

Critérios para desempate, na ordem:

A. Maior número de participações

B. Menor número de Advs tem vantagem

C. Melhor soma de colocações tem vantagem 

D. Maior número de vitórias tem vantagem 

E. Maior número de vitórias tem vantagem

F. Maior número de segundos lugares, e assim sucessivamente

G. Sorteio

🕳️ 🆕 6. Ausências e Novos Pilotos

6.1. Novos Pilotos

Iniciam a pontuação a partir da inscrição.

Independente do nível, sempre entrará na Challengers.

6.2. Ausências

O piloto ausente em pista não perde pontos acumulados, mas não pontua, de qualquer forma, na etapa que não largar com o kart. 

Pagamentos realizados e não utilizados serão reembolsados 100% quando a desistência for informada até a quinta feira anterior a etapa, quando o informe for posterior a quinta feira , será devolvido com taxa de R$25,00 caso não seja necessário para fechar exclusividade em bateria. 

🛡️ 7. Equipes

Quantidade: 7 equipes em cada categoria.

Formação: Escolhidas pelos melhores classificados da Master da temporada anterior.

Nomes das Equipes:

Ferradis

Ferrault

Jeguar

Lentus

RedBurros

Ruimlliams

ZebraLaren

A pontuação considerada para equipe será a soma dos pontos dos seus dois melhores em cada etapa. 

7.1. Movimentação entre Categorias

*De OKM para OKC*: Pilotos da 22ª à 28ª posição descem para OKC.

*De OKC para OKM*: Pilotos da 1ª à 7ª posição sobem para OKM (mínimo de 7 corridas disputadas).

Desempenho: Pilotos com desempenho distinto podem ser movidos a critério da diretoria.

Renúncia: Piloto que não quiser permanecer na OKM pode descer para OKC mediante pagamento de pontos necessários, começando a temporada com pontos negativos equivalentes.

🌍 8. Copa OsKarteiro

A Copa ocorre em paralelo ao campeonato, iniciando na etapa de janeiro.

8.1. Formato

– Fase de Grupos: Pilotos divididos em grupos, enfrentando-se entre si.

– Mata-Mata: Classificação para as fases eliminatórias conforme desempenho nos grupos.

– Pontuação: Vitória vale 3 pontos; empate vale 1 ponto.

– Desempates: Critérios seguem os do campeonato.

Obs.: Pilotos ausentes perdem por W.O.; regras não abordadas seguem as do campeonato principal.

🦖09. OSK GORDZILLAS

Experimentalmente este ano pilotos Challengers acima de 105Kg disputarão uma competição paralela.

Pilotos que não aferirem naturalmente o peso mínimo e quiserem participar, podem correr com lastro a fim de atingirem os 105 Kg obrigatórios. Caso o piloto não atinja o peso, sua pontuação para OsK Gordzillas será zerada. A pontuação será de acordo com a posição de chegada que o piloto chegar na Challengers. A cada kg adicional a 105Kg o piloto ganhará um ponto a mais, pontos extras validos somente para a categoria Gordzillas. A pontuação da Challengers terá peso , por categoria, com peso maior para Challengers 1 e assim diminuindo até Challengers 3 no momento.

Igualmente acontece com a copa, o resultado da corrida selará a colocação dos nossos destemidos pilotos plus 105.

🕵️‍♂️ 11. Regras Desportivas

11.1. Lastro

Peso Mínimo: 90 kg. 

TODOS os pilotos serão pesados após a corrida. 

Perda de 1 volta por cada kg abaixo de 90 kg. Exemplo: pesou entre 89,9 kg e 89,0kg, perde uma volta. Entre 88,9Kg e 88Kg , Perde-se duas voltas e assim sucessivamente. 

A ausência na pesagem descontará cinco voltas do piloto. 

11.2. Advertências e Penalizações

Advertências: Acréscimo de 10 segundos no tempo final e -5 pontos.

Penalidades Cumulativas: Advertências são acumulativas ao longo do campeonato.

O piloto não deve se dirigir à Direção de Prova com intuito de remover ou adcionar advertências. Caso ocorra quaisquer alterações, o piloto será desclassificado.

11.3. Pontuação na Carteira: Sistema de pontos por penalidades, podendo levar a desclassificações adicionais. Anexo referente ao caso C.A.C.A 2022/0001

Atingindo 30 pontos na carteira em 1 ano, o piloto ficará a próxima corrida sem participar, independente da natureza da corrida (endurance, final, etc). A cada ADV entre 30 e 39 pontos o piloto ficará uma corrida sem participar.

Caso o piloto alcance 20 pontos, o piloto perderá os pontos do seu terceiro pior resultado, ficando com 3 descartes. 

Atingindo 30 pontos em 1 ano, o piloto ficará a próxima corrida sem participar, independente da natureza da corrida (endurance, final, etc.). A cada ADV entre 30 e 39 pontos, o piloto ficará uma corrida sem participar.

Caso o piloto acumule 40 pontos ou mais na carteira, este ficará fora do campeonato tendo sua participação no ano seguinte analisada pela diretoria. 

11.4. Troca e Quebra de Kart

Troca: O piloto parte do final do grid ou dos boxes, conforme as normas do kartódromo. Essa regra também se aplica a trocas realizadas já no grid ou em caso de quebra no box.

Quebra Durante a Corrida: Se não houver kart reserva, o piloto recebe pontos equivalentes à posição abaixo do último colocado que concluiu a prova.

11.4. Conduta

Fair Play: Atitudes antidesportivas podem levar à penalizações ou exclusão do campeonato.

Respeito às Decisões: Direção de prova é soberana; não são permitidas contestações.

11.5. VAR (Video Assistant Referee)

A solicitação deve ser realizada até a primeira quinta-feira após o evento, com imagens claras.

A reclamação será analisada um comitê por seis votos, onde os membros não são sejam participantes do campeonato. A decisão de penalizar ou não será tomada por maioria simples. Caso haja unanimidade no entendimento de que a reclamação não procede e que não houve incidente culposo, a penalidade será revertida ao solicitante. 

O VAR não remove penalidades aplicadas em pista pela Direção de Prova, mesmo em caso de erro por parte dessa gestão.

🦺 12. Segurança

Equipamentos Obrigatórios: Conforme normas do kartódromo (capacete, macacão e luvas.)

Equipamentos Recomendados: Luvas, protetores de costela e pescoço.

O uso inadequado ou não utilização é de responsabilidade do piloto. 

Só serão aceitos novos pilotos acima de 21 anos. Demais situações, mediante aprovação da Diretoria, com autorização e presença dos pais ou responsável. 

O novo piloto deverá assinar nosso termo de conhecimento dos perigos da prática do kartismo, das bandeiras e de como se comportar na pista.

💰📝 13. Inscrição e Taxas

Inscrição Anual: a partir de R$ 130,00 (inclui camiseta). Leia com atenção o formulário de inscrição pois teremos kits diversos a serem escolhidos.

Valor por Etapa: R$ 195,00 (sujeito a alteração dependendo de ajustes dos kartódromos).

Treino: R$ 180,00 (sujeito a alteração dependendo de ajustes dos kartódromos).

Obs.: Pagamentos devem ser realizados via PIX na chave que for inormada antes da etapaconforme orientação da organização.

🏆 14. Premiação

Individuais: Campeões de cada categoria.

Equipes: Integrantes da equipe campeã em cada categoria.

Copas: Campeões das Copas OsKarteiro.

15. Disposições Finais

Comunicação: Solicitações devem ser feitas por escrito, via whatsapp para os membros da Diretoria OsKarteiro.

Exceções: Casos não previstos serão analisados pela diretoria ou pelo C.A.C.A. (Conselho para Assuntos Complexos e Aleatórios), cujas decisões são finais.

Conduta Geral: Respeito, amizade e boa convivência são primordiais. Atitudes discriminatórias ou antissociais não serão toleradas.

Álcool: Proibido consumir bebidas alcoólicas antes das corridas; penalidade de -50 pontos sem direito a descarte caso tiver alguma condição de entrar em pista.