oK Copa 2019

oK Copa 2019

Sorteadas as chaves da copa!

O formato mudou. Como esse ano não temos Copa do Mundo, mas temos Copa do Brasil, nada melhor do que acabar com a fase de grupos e criar um mata mata gigante entre todos os pilotos.

Além disso, implementamos o formato de repescagem (https://en.wikipedia.org/wiki/Double-elimination_tournament), permitindo uma derrota ao longo do mata mata. Eventuais WOs duplos serão desemparatos pela posição no campeonato.

Breve explicação: Ao perder uma corrida na chave principal, o piloto passa a chave de baixo, na qual vai enfrentando outros pilotos já derrotados. O percurso desta chave é embaralhado para evitar repetição de confrontos e o vencedor da chave de repescagem enfrenta o vencedor da chave principal. Esta corrida é chamada de super final, e o vencedor da repescagem precisa vencer duas vezes para ser campeão, já que o vencedor da chave principal também pode ter uma derrota ao longo do campeoanto.

Ambas começam em janeiro e a super final fica para novembro e dezembro.

Light

Conta com 32 pilotos que se começam a se enfrentar em mata-mata já em janeiro. Com o número exato de pilotos, todos tem adversário na primeira fase… sorte de quem enfrentar o Marcos Sá na primeira rodada, já que este vai faltar. Azar de quem pegar o nosso tri!

Como este modelo necessida de apenas 12, não há espaço para faltas. No caso específico de WO duplo na primeira corrida, a definião será por sorteio, na data da corrida.

Caso algum piloto adicional chegue a tempo de se inscrever no campeonato, teremos um confronto triplo entre os seeds 1x32x33, 2x31x34, e assim por diante…

Master

Como são apenas 20 pilotos, 12 deles receberiam bye na primeira rodada e 8 teriam que se enfrentar para completar os 16 pilotos classificados. Para evitar que o uso de seeds ou sorteio de byes, foi criada uma etapa inicial de classificação de pilotos.

Desta forma, a etapa de janeiro terá 4 grupos de 5 pilotos se enfrentando em uma única corrida para definir quais sairão os 12 pé de breaks que receberão passe livre para segunda rodada e quais os 8 que terão um confronto adicional (ou seja, os 3 primeiros de cada pote ganham passe livre e o dois últimos vão para a primeira fase de mata-mata).

Daí para frente são chaves de mata-mata com repescagem, assim como na Light. No chaveamento já foram indicados colocados os códigos A1, A2… D5 para que saibam onde cada classificado se encaixará.

Exemplo: o Flavio vai faltar e, portanto, ficará em último do grupo (B5). Ele enfrentará o 4o colocado do grupo A (A4) na fase de mata-mata.

Chaves

Todos os seeds foram definidos por sorteio, todos os potes Master foram definidos pro sorteio, todos os sorteios foram auditados pela Dulce, toda a auditoria foi verificada pelo comitê e todo o comitê foi comprado.

Veja sua chave em https://www.oskarteiro.com.br/copa-oskarteiro-2019/!

Thiago Meira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *